Botucatu poderia se tornar um Destino Turístico Inteligente – DTI – um sonho não muito distante

04/04/2024

Botucatu, o berço e maior cidade da Cuesta Paulista, com uma população de mais de 150 mil habitantes no interior de São Paulio, emerge como um ponto de referência não apenas por sua história e cultura vibrante, mas também por sua proeminência em segurança, sendo eleita a segunda cidade mais segura do Brasil. Diante desse cenário auspicioso, surge uma oportunidade empolgante: a possibilidade de se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI).

Botucatu poderia se tornar um Destino Turístico Inteligente - DTI - um sonho não muito distante
Cuesta Paulista, vista das Três Pedras na região da Pedra do Índio em Botucatu.

O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes está ganhando cada vez mais destaque na indústria do turismo, com a finalidade de promover maior visibilidade aos atrativos locais, além de tornar as cidades mais acessíveis e sustentáveis por meio da implementação de tecnologias inovadoras. No Brasil, essa estratégia, adaptada à nossa realidade, foi lançada em 2021 pelo Ministério do Turismo, em colaboração com o Instituto Ciudades del Futuro.

Botucatu se apresenta como forte candidata no futuro para se tornar um DTI, destacando-se por sua robusta infraestrutura, que inclui excelentes hotéis, uma gastronomia rica e variada, além de uma ampla oferta de destinos de compras, com cinco grandes centros de compras e dois shoppings. Além disso, sua proximidade estratégica com a capital São Paulo, a apenas 230 km de distância (via Rodovia Castello Branco), e seus aeroportos locais, conferem-lhe uma vantagem competitiva significativa.

A estratégia de desenvolvimento dos DTIs no Brasil abrange nove pilares fundamentais, incluindo governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte, e criatividade. Ao aderir a essas diretrizes, as cidades têm a oportunidade de conquistar o selo DTI, após o cumprimento de 80% dos requisitos estabelecidos pelo plano de transformação.

Curitiba é uma cidade que está investindo pesado no processo de transição de DTI, muitas infomações sobre o processo pode ser acompanhado pelo site: https://destinointeligente.curitiba.pr.gov.br/.

A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destaca que essa estratégia não apenas impulsiona o turismo local, mas também fortalece aspectos fundamentais relacionados à acessibilidade, sustentabilidade e inovação, contribuindo para a competitividade do destino.

A disseminação do modelo brasileiro de DTIs já alcança reconhecimento internacional. Recentemente, durante um curso realizado em Cartagena das Índias, na Colômbia, a Coordenadora-Geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo substituta, Bárbara Blaudt, apresentou o modelo brasileiro para representantes de mais de 10 países da América Latina e Caribe, além da Espanha, demonstrando o potencial e a eficácia desse programa.

O Ministério do Turismo, por meio de um edital aberto, está selecionando dez municípios para receberem consultoria visando ao diagnóstico do destino, com o intuito de elaborar um Plano de Transformação que cumpra os requisitos necessários para se tornar um DTI. As inscrições estão abertas até 21 de abril, e municípios de todas as categorias do Mapa do Turismo são elegíveis para participar dessa iniciativa transformadora.

Botucatu, com sua combinação única de recursos naturais, infraestrutura sólida e compromisso com a inovação, está pronta para abraçar o desafio de se tornar um Destino Turístico Inteligente, consolidando-se como um polo de excelência no turismo nacional e internacional. A trajetória rumo ao futuro do turismo inteligente está apenas começando, e Botucatu está na vanguarda desse movimento.